Cuidado ao envolver o bebê em panos

Envolver bebês em panos é uma técnica muito difundida nos dias atuais, pois ajuda os pequenos a se acalmarem.
Chega-se a considerar o procedimento como mágico, milagroso, tal é a eficácia em acalmar o bebê e levá-lo a um soninho repousante.
O Fantástico mostrou como se procede:  envolve-se o bebê em uma espécie de “cueiro” (daqueles do tempo das vovós) e, literalmente, imobiliza-se o bebê. Em seguida, aconchega-se o bebê junto ao peito e procede-se a uma técnica de “chiar” junto a seu ouvido, fazendo-se um tipo de zumbido, um zumbido de ninar, que ajuda o bebê a se acalmar imediatamente.
Tudo bem.
A técnica funciona, mas… cuidado. Muito cuidado!
Ao envolver o bebê, seus bracinhos, mãos e dedos ficam imobilizados, mas não se deve esquecer de que precisam ficar em posições corretas, confortáveis.
Conhecemos um caso (antigo – do tempo dos cueiros) em que o dedo mindinho de um bebê ficou dobrado, retorcido, em posição incorreta. Ele chorava, as pessoas não entendiam de que se tratava e, quando o bebê foi “desembrulhado” do cueiro, perceberam o triste fato. Resultado: o dedinho gangrenou e teve de ser amputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ácido Azelaico

O ácido azelaico  - ou ácido nonadioico - é utilizado em dermatologia contra a acne e também para promover a beleza da pele, atuando contra ...

Top Postagens